HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EDUCAÇÃO NA ANTIGUIDADE, NA IDADE MÉDIA E NA PÓS-MODERNIDADE

Autores

  • Janailsom Nunes da Silva
  • Giseliane Meideiros

Palavras-chave:

Educação Infantil, Homem na pedagogia, Crianças pequenas, Preconceito

Resumo

Historicamente, os espaços pré-escolares sempre foram muito femininos e os espaços masculinos não foram enfatizados. A presença masculina tem sido predominantemente muito baixa nesses espaços, nesse caso, eles costumam aparecer como diretores de educação ou porteiros nesses ambientes. O objetivo deste artigo é sistematizar como era a Educação infantil na Antiguidade, Idade Média e Pós Modernidade e apresentar de forma contextualizada de como se deu a presença do homem na docência, quem foram os mestres/mentores/professores na época, compreender de fato quem desenvolvia o ato de educar, com foco na Educação Infantil, cenário para os caminhos da profissão docente, os motivos da imigração dos homens (professor) da sala de aula, as principais causas da feminização do magistério, a relação do cuidar e educar. Enfatizando esses três grandes modelos educacionais que se desenvolveram em períodos históricos distintos. A metodologia adotada para realização dessa pesquisa foi de referencia bibliográfica. Entende-se que a educação da criança está associada à cultura, ao momento histórico e aos papéis determinados pela sociedade. No cotidiano do primeiro ano da Educação Infantil, a existência do homem é fundamental para as crianças. Porque podem contar com referências masculinas em suas vidas. Uma vez que a criança já tenha convivido com a figura das mães, avós, tias, primas, irmãs, babás e professoras na escola.

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Publicado

01.12.2021