LITERATURA DE CORDEL: Um recurso pedagógico

Autores

  • Luana Rafaela dos Santos de Souza
  • Virginia de Oliveira Alves Passos

Palavras-chave:

Cordel, Nordeste, Literatura, Educação

Resumo

O presente artigo surge da necessidade de discutir a inserção da Literatura de Cordel no contexto escolar, partindo da noção de que esse recurso pedagógico constitui um artefato histórico, uma criação humana dotada de significados que possibilita desenvolver um olhar para a realidade, para o cotidiano. A metodologia utilizada para desmembramento dos objetivos foi a de revisão bibliográfica, tendo como referência teórica os autores, Alves (2013), Bakhtin (2010), Barroso (2012), Medeviédev (2012) e Marinho (2012), entre outros, que nos ajudam a compreender que o texto literário não é uma atividade de ‘dizer para informar’ e que esse se lança para fora da configuração formal corriqueira, provocando também admiração e gosto, estimulando o mundo da fantasia, o mundo do imaginário ou a de um mundo no qual o ‘real’ [é] transposto a um mundo imaginativo, de ficção, para além do palpável/concreto. Essa pesquisa tem como objetivos: i) reconhecer a importância da literatura de cordel enquanto artefato cultural do povo nordestino e brasileiro e ii) apresentar o cordel como recurso pedagógico para construção da aprendizagem. Com a pesquisa é possível perceber que a literatura de cordel nos oferece diferentes formas de aprendizagem e ensinamentos, trazendo para a escola toda a riqueza da experiência de diferentes formas de compreender e interpretar o real, a vida e a condição humana.

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Publicado

01.07.2018