ANÁLISE GEOGRÁFICA SOBRE OS ESPAÇOS EDUCACIONAIS VOLTADOS AOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS: observações no município de Aroeiras- PB, Brasil

Autores

  • Luana Honório de Moura
  • Sérgio Luiz Malta de Azevedo

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Ensino de Geografia, Formação de Professores

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar os principais vetores de inclusão nos espaços educacionais da cidade de Aroeiras - PB, município situado no semiárido brasileiro. Pretende-se relatar os principais problemas no que diz respeito à inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais nas escolas regulares de ensino, de nível Fundamental e Médio, e observar como o termo “inclusão” é entendido nesse universo, levando em consideração o nível de aprendizagem desses alunos nas aulas de Geografia. Nesse sentido, tomamos como pressuposto a locomoção, a facilidade e a acessibilidade das pessoas com necessidades especiais e a relação professor/aluno, tendo como objetivo analisar o nível de aprendizagem desta parcela de alunos, de acordo com a formação do professor de Geografia, através das atividades desenvolvidas em sala de aula. Constatou-se com a pesquisa, que mesmo com todas as garantias legais, esses alunos nem sempre encontram escolas e professores preparados para recebê-los como eles precisam o que nos leva a desacreditar na inclusão como algo eficiente para o desenvolvimento desses alunos. Para atingir o objetivo proposto, fizeram-se necessários estudos bibliográficos e documentais, com o intuito de analisar tal problemática; também buscamos a observação in loco para entender o desempenho das escolas e a formação dos professores para o atendimento à pessoa com deficiência, sobretudo do professor de Geografia. Nesse contexto, fizemos também Registro fotográfico e entrevistas semiestruturadas com os estudantes que têm necessidades educativas especiais e registramos as principais questões que norteiam ou impedem o processo de inclusão.

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Publicado

01.12.2014