PENSAMENTO DECOLONIAL: Uma Revisão Sistemática da Educação Escolar Quilombola

Autores

  • Angelita Rosa de Oliveira Rocha
  • Eliane Maria de Souza Nogueira
  • Wbaneide Martins de Andrade

Palavras-chave:

Educação, Currículo, Cultura, Quilombola, História

Resumo

A pedagogia e o sistema pedagógico decolonial não pode estar atada ao sentido instrumentalista da educação escolar nem da transmissão do conhecimento, muito menos estar restritos ao ensino em sala de aula. A partir da interação com uma pedagogia anticolonialista crítica, analisam-se práticas pedagógicas que questionam as limitações que reforçam os sistemas de dominação, enquanto se buscam novas maneiras de lecionar a grupos diversificados de estudantes. Essa pesquisa objetivou realizar uma revisão sistemática de estudos epistemológicos na perspectiva de um currículo para escolas em comunidades quilombolas orientados pela visão decolonialista. Para isso foi utilizada a pesquisa exploratória descritiva em bases de dados eletrônicas de artigos, dissertações e teses: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Google Acadêmico e SciELO, com os descritores educação escolar quilombola e pensamento decolonial. Obedecendo a critérios de exclusão e inclusão não estanques. O percurso metodológico seguiu as orientações do protocolo “Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis” (PRISMA), o qual recomenda o uso de um checklist. Procedeu-se uma análise qualiquantitativa, possível reconhecer e categorizar estudos dedicados a deslindar as dificuldades da realidade quilombola e especular os caminhos sobre elaboração de um currículo específico. Por meio do software IRAMUTEQ. O resultado apontou a necessidade de garantir um currículo diferenciado para a educação nos territórios quilombolas que inclua a história e as práticas culturais como base para uma educação antirracista e para o fortalecimento da identidade quilombola.

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Publicado

01.12.2022