O ANALFABETISMO DE JOVENS E ADULTOS: reflexões para além dos números

Autores

  • Marina Aparecida Mendes Costa
  • Patrícia Rafaela Otoni Ribeiro

Palavras-chave:

Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos, Oliveira Fortes-MG

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de discutir as relações entre o índice de analfabetismo de jovens e adultos em Oliveira Fortes-MG e a existência de ações voltadas para a sua erradicação. Considerando que 9,47% da população é analfabeta e que, em dados absolutos, são 201 jovens e adultos, buscou-se observar dois aspectos: i) a oferta da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município Oliveira Fortes-MG e ii) o interesse do público-alvo pela alfabetização. Partiu-se da hipótese de que, na localidade, fazem-se necessárias intervenções mais efetivas para incentivar os estudos, uma vez que os analfabetos não reconhecem a educação escolar como algo imprescindível ao ritmo de vida que levam (a maior parte vive da agricultura familiar e pecuária). O referencial teórico norteador deste estudo perpassa, fundamentalmente, as ideias de Freire sobre a educação e alfabetização de jovens e adultos (1959, 1983, 1987, 1994, 1999), e as reflexões de Lima (1991), Saviani (2007), Arroyo (2008) e Di Pierro (2008) sobre o tema. Como estratégia metodológica, utilizou-se a pesquisa de campo e a análise qualitativa dos relatos de seis jovens e adultos do município, coletados através de entrevista, com diálogo entre documentador e informante. Ao final do estudo, percebe-se a necessidade da escola se aproximar desse público, pois, caso contrário, torna-se inviável alcançar um “Brasil alfabetizado”.

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Publicado

01.12.2022