AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS DE MARKETING NAS DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA DO NORDESTE: UMA ANÁLISE À LUZ DA ABORDAGEM PÓS-MODERNA

Autores

  • David Nunes da Cunha
  • Margareth de Souza Costa
  • Jérsica Florindo de Araújo Barros

Palavras-chave:

Teoria pós-moderna, Modernidade líquida, Redes sociais, Marketing 4.0

Resumo

As organizações do mundo pós-moderno têm um perfil diferenciado na forma de interagir e comunicar-se com os seus clientes: novas tecnologias da informação e da comunicação diminuíram as barreiras que dificultavam a retroalimentação na relação de consumo. A teoria pós-moderna e, em particular, a “modernidade líquida”, conceito formulado na obra publicada no ano de 2000 por Bauman, permitiram um olhar mais apurado nas relações entre organizações e seus públicos, e na concepção do marketing 4.0 que se disseminou com o advento das redes sociais. O objetivo desta pesquisa é diagnosticar a utilização das redes sociais pelas empresas distribuidoras de energia do Nordeste, vislumbrando a quantidade de usuários, postagens, visualizações e curtidas, analisando o comportamento relacional com os seus clientes. Para tanto, foi realizado um estudo de múltiplos casos, com abordagem qualitativa e baseado em coleta de dados bibliográficos e documentais que permitiram concluir a relevância do uso das redes sociais e como elas podem contribuir na construção de relacionamentos num ambiente pós-moderno, permeado de incertezas e caracterizado pelos “clicks” de uma sociedade altamente interligada. Os resultados demonstram que há lacunas e melhorias que podem ser efetivadas no uso das redes sociais das organizações abordadas.

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Publicado

01.05.2021