A IMPORTÂNCIA DA PRECOCIDADE DO DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO NAS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Palavras-chave:
Transtorno do espectro autista, Diagnóstico Precoce, Intervenção PrecoceResumo
O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que se caracteriza por déficits persistentes nas áreas da comunicação, da socialização e do comportamento, em seus múltiplos contextos (DSM-5, 2014). A etiologia do TEA é multifatorial, considerada poligênica, ou seja, uma integração entre um conjunto de genes e fatores epigenéticos, ou seja, ambientais. No olhar da medicina, trata-se de um transtorno pervasivo e permanente, porém, a intervenção precoce pode alterar o prognóstico e suavizar os sintomas, já que o transtorno não possui cura. O TEA, ao longo dos anos, tem adquirido na literatura científica visibilidade e mudanças significativas, sendo bastante questionado, e, se tratando do ínfimo reconhecimento da precocidade do diagnóstico e intervenção emerge a questão norteadora: qual a importância e benefícios do diagnóstico e intervenção precoce no desenvolvimento de criança com TEA?. A precocidade tanto do diagnóstico como da intervenção, são indispensáveis na vida de uma criança, pois comprovadamente sabe-se que quanto mais cedo for detectada, mais cedo será implantada a intervenção, que significará melhoria no desenvolvimento e na qualidade de vida da criança e de seus familiares.