A IMPORTÂNCIA DA PRECOCIDADE DO DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO NAS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Cícero José de Sá UNIRIOS
  • Vandeilma Souza da Graça Centro Universitário do Rio São Francisco - UNIRIOS
  • Glauce Thais Bezerra Souza Barros Centro Universitário do Rio São Francisco - UNIRIOS

Palavras-chave:

Transtorno do espectro autista, Diagnóstico Precoce, Intervenção Precoce

Resumo

O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que se caracteriza por déficits persistentes nas áreas da comunicação, da socialização e do comportamento, em seus múltiplos contextos (DSM-5, 2014). A  etiologia  do  TEA  é  multifatorial,  considerada  poligênica,  ou  seja,  uma integração  entre  um  conjunto  de  genes  e  fatores  epigenéticos, ou seja, ambientais. No olhar da medicina, trata-se de um transtorno pervasivo e permanente, porém, a intervenção precoce pode alterar o prognóstico e suavizar os sintomas, já que o transtorno não possui cura. O TEA, ao longo dos anos, tem adquirido na literatura científica visibilidade e mudanças significativas, sendo bastante questionado, e, se tratando do ínfimo reconhecimento da precocidade do diagnóstico e intervenção emerge a questão norteadora: qual a importância e benefícios do diagnóstico e intervenção precoce no desenvolvimento de criança com TEA?. A precocidade tanto do diagnóstico como da intervenção, são indispensáveis na vida de uma criança, pois comprovadamente sabe-se que quanto mais cedo for detectada, mais cedo será implantada a intervenção, que significará melhoria no desenvolvimento e na qualidade de vida da criança e de seus familiares.

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Publicado

09.09.2024