HOMENS ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL? UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DO ACESSO, PERMANÊNCIA, EVASÃO E ATUAÇÃO DO DOCENTE MASCULINO

Autores

  • Janailsom Nunes da Silva
  • Giseliane Meideiros

Palavras-chave:

Educação Infantil, Homem na pedagogia, Crianças pequenas, Preconceito

Resumo

O trabalho docente dedicado à infância é uma área ocupada por mulheres. Já a presença de homens na Educação Infantil é um fenômeno raro. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o percurso formativo de discentes do sexo masculino matriculados no curso de pedagogia da UFAL entre 2017 á 2019, descrevendo as possibilidades e dificuldades de atuação na Educação Infantil, destacando as razões históricas e sociais que tem contribuído para desenvolver preconceitos acerca do gênero masculino na Educação Infantil. Utilizando-se da abordagem qualitativa, com a realização de uma entrevista semiestruturada com 12 discentes do gênero masculino, matriculados no curso de pedagogia da UFAL-SERTÃO, com a coordenadora do curso e com 03 professores que atuam na Educação Infantil. A metodologia traçada para atingir os objetivos da pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo semiestruturada. Como procedimentos da coleta de dados foram utilizados na entrevista um questionário composto de perguntas abertas para cada publica alvo. De acordo com a contribuição dos professores, percebemos que de fato é possível homem atuar enquanto educador de crianças pequenas, desde que o mesmo tenha uma formação que tenha lhe passado uma preparação adequada e que as práticas pedagógicas desses professores são de extrema importância na constituição física, intelectual, moral e social das crianças, no entanto, possuem capacidade de desenvolver o seu papel de educador tão bem quanto às mulheres. Em suma, quanto mais professores homens surgir nesse campo de atuação, melhor será para a equidade de gêneros e desconstrução dos referenciais, promovendo assim, permanente ressignificação de espaços e papéis sociais.

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Publicado

01.03.2022