ENTOMOLOGIA DIDÁTICA: Percepção discente acerca dos insetos vetores de patógenos humanos

Autores

  • Eliel Souza de Oliveira
  • Priscilla Morgana Ferreira Guimarães de Figueiredo
  • Sebastião do Nascimento Batista

Palavras-chave:

Entomologia, Educação básica, Ciências e Biologia, Percepção discente

Resumo

Este trabalho objetivou-se em investigar a percepção dos alunos acerca dos insetos vetores de patógenos humanos, sendo que, para tanto, foi preciso identificar também como a entomologia relaciona-se com o ensino de Ciências e Biologia na educação básica, investigando como o conhecimento sobre a entomologia didática pode contribuir para prevenção de doenças transmitidas por insetos vetores de patógenos humanos. Neste contexto, este trabalho caracterizou-se como uma pesquisa de campo, fazendo o uso de aplicação de questionários para alunos da educação básica do município de Jeremoabo-BA. Com intuito de ampliar as possibilidades de discussão por meio de uma análise mais crítica sobre as percepções investigadas, a abordagem deste trabalho tomou dimensões qualitativa e quantitativa, sendo de natureza básica e com caráter exploratório e descritivo. Além disso, os procedimentos da pesquisa contaram com uma vasta revisão bibliográfica para averiguar outros trabalhos e obras semelhantes no intuito do confronto e fundamentação dos resultados. Quanto aos resultados alcançados, constatou-se que a maioria dos alunos, do município em questão, tem uma percepção referente aos insetos próxima dos conceitos científicos, porém ainda carecem de conhecimentos com relação a alguns insetos que transmitem doenças que são negligenciadas pelos poderes públicos, sendo este um fator que pode ter sido originado pela limitação das abordagens destas temáticas nas aulas de Ciências e Biologia no referido condado.

Downloads

Publicado

01.04.2021