IMAGENS MENTAIS E DESEMPENHO ACADÊMICO EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Alexsandro Medeiros do Nascimento
  • Antônio Roazzi
  • Renê Marcelino da Silva Junior

Palavras-chave:

Desempenho Acadêmico, Habilidades de Visualização, Imagens Mentais, Raciocínio, Escola

Resumo

Este estudo investigou as relações do desempenho acadêmico com as habilidades de visualização de imagens mentais e as habilidades de raciocínio em estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Participaram do estudo 278 estudantes, 51% meninas, do 7º e 9º ano do ensino fundamental, com idades entre 12 e 16 anos de escolas públicas e privadas do Recife. Os participantes responderam ao Teste de Habilidades de Visualização de imagens mentais Juvenal (THV-J) e a Bateria de provas de Raciocínio (BPR-5). Também foram coletadas as notas dos estudantes nas disciplinas de língua portuguesa, matemática e a quantidade faltas durante o primeiro semestre do ano letivo. O THV-J apresentou bons índices de consistência interna, replicou a estrutura original de seu estudo de validação com adultos. O desempenho acadêmico dos alunos apresentou amplas correlações com as habilidades de visualização e com as habilidades de raciocínio. Os achados denotam algumas implicações para a consideração da estimulação ao uso de imagens mentais em contextos educacionais e confirmam a capacidade da Bateria de provas de raciocínio 5 de prever o desempenho acadêmico. Verificou-se que o THV-J e a BPR-5 foram sensíveis a quantidade de faltas dos alunos na escola.

Downloads

Publicado

01.03.2022