FAIR TRADE COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA AS EMPRESAS BRASILEIRAS

Autores

  • Joana Stelzer
  • Sara Spigariol

Palavras-chave:

Fair Trade, Desenvolvimento Sustentável, Comércio Internacional

Resumo

Este estudo aborda o movimento Fair Trade como estratégia válida e eficiente para a captação de novas oportunidades de mercado e êxito concorrencial no comércio internacional. Isso porque é crescente a necessidade de alinhar harmonicamente o desenvolvimento econômico, social e ambiental, a fim de que haja um melhor posicionamento comercial frente à concorrência internacional sem abrir mão da proteção ambiental. Assim, tem-se como objetivo principal relacionar o Fair Trade como possível estratégia nacional frente aos concorrentes internacionais. Dessa forma, buscou-se primeiramente contextualizar a interdisciplinaridade entre o fenômeno da globalização, o comércio internacional e a temática de desenvolvimento sustentável; após, conceituar o Fair Trade e a sua aplicação no Brasil; e, por fim, relacionar o Fair Trade com as novas oportunidades de mercado internacional para o País. Demonstrou-se, portanto, que a adoção do Fair Trade, em especial no Brasil, tem a capacidade de cooperar na promoção do desenvolvimento sustentável, ao compatibilizar a preservação ambiental com o progresso nacional, ao se revelar como diferencial competitivo no comércio internacional, deixando claro que o viés econômico do capitalismo pode sim ser harmonizado com o equilíbrio ambiental e a concretização de direitos sociais para a construção uma sociedade livre, justa e solidária. O método utilizado foi o indutivo, a análise foi descritiva e explicativa, a partir de estudos bibliográficos e artigos científicos. Os dados foram examinados sob forma qualitativa.

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Publicado

01.12.2020