ADOLESCÊNCIA E PÓS-MODERNIDADE: Considerações acerca dos processos de subjetivação no mundo atual

Autores

  • Angela Maria Pires Caniato
  • Mérly Luane Vargas do Nascimento

Palavras-chave:

Adolescência, Pós-modernidade, Indústria cultural, Processos de subjetivação contemporâneos

Resumo

O contexto sociocultural contemporâneo é profundamente marcado por mudanças e transformações em vários âmbitos: paradigmas, crenças, valores, relações interpessoais e de trabalho, ciência e tecnologia, economia, entre outros. Nesse sentido, o sentimento de perplexidade, estupefação e desorientação poderia ser considerado bastante comum entre os homens e mulheres contemporâneos. Nesse artigo, partimos desse contexto para considerar algumas peculiaridades dos processos de subjetivação tal como são engendrados na atualidade, com especial foco na fase da adolescência, a qual entendemos como objeto de estudo privilegiado para a compreensão das injunções sociais sobre os sujeitos (Justo, 2005). Para tanto, situamos alguns pontos do debate existente acerca da denominação do contemporâneo: Pós-modernidade (Bauman, 1998), modernidade líquida (BAUMAN, 2001) e, por fim, hipermodernidade. Colocamos em foco as principais características destacadas pelos pesquisadores acerca de nosso momento histórico, para, em seguida, tecer considerações sobre a adolescência e os desafios contemporâneos enfrentados pelos indivíduos nessa fase, tendo em vista o contexto sociocultural discutido por estes autores.

Downloads

Publicado

01.12.2020