MARKETING DE RELACIONAMENTO: O cliente do século XXI

Autores

  • Salomão David Vergne Cardoso
  • Tainara dos Anjos Silva

Palavras-chave:

Internet, Marketing Digital, Marketing de Relacionamento, Consumidores

Resumo

O marketing digital é fundamental para o cliente do século vinte e um. O marketing de relacionamento é utilizado para aproximar a empresa do seu cliente, buscando proporcionar uma relação de fidelidade que beneficia ambas as partes. A evolução tecnológica proporcionou o surgimento de novas formas de se relacionar e ofertar produtos e serviços, e isso acarretou vários efeitos para as organizações, quando a internet transformou o modelo de mercado, criando um novo seguimento, as vendas virtuais. Nesse contexto, este artigo discute sobre as formas da empresa se relacionar com o cliente no ambiente virtual, tenho como principal objetivo identificar a relação do marketing de relacionamento nas mídias digitais. Para isso foi utilizado a pesquisa exploratória cuja técnica empregada foi à pesquisa bibliográfica baseando-se nos autores Torres (2009) e Quintino (2016). Observamos com isso, que a implementação das estratégias do marketing de relacionamento proporciona a empresa posicionamento de mercado, maior alcance e a propagação da marca, porque com consumidores cada vez mais informados e exigentes, as empresas apostam em estratégias para atrai, conquistar e fideliza-los. A importância do marketing de relacionamento nas mídias digitais é bem evidente, pois a implementação de estratégias nessas plataformas para interagir e negociar proporciona maior visibilidade e amplitude do mercado, gerando assim uma maior credibilidade para a empresa.

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Publicado

01.11.2020