O LEITOR LITERÁRIO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO: INTERAÇÃO ENTRE ALUNO E TEXTO A PARTIR DE CONTOS DE MISTÉRIO

Autores

  • Moniza Dark Mendes de Lima
  • Maria do Socorro Pereira de Almeida

Palavras-chave:

Contos, Leitor Literário, Ensino Médio

Resumo

O artigo tem como objetivo identificar algumas possíveis causas para o afastamento entre o aluno do Ensino Médio e o texto literário. É nossa meta, também, refletir sobre a importância desse tipo de texto na interação leitor/obra e sobre métodos que contribuam para aproximação do estudante com o texto narrativo através da leitura e análise de contos de mistério. Para o alcance de tais objetivos, propomos a leitura do conto “As Formigas” de Lygia Fagundes Telles, a ser feita em sala de aula, pois a nosso ver, esse tipo de narrativa pode contribuir para o incentivo à leitura e possibilita o desenvolvimento do senso crítico leitor. O estudo está embasado em olhares teórico-críticos como os de Candido (2004), Carvalho (2017), Zilberman (2008), Almeida (2018), entre outros, considerando os preceitos da BNCC e dos PCN. Trata-se de um trabalho que permite, aos educandos, compreender as características de um texto narrativo e proporciona uma experiência de leitura capaz auxiliar na formação do aluno enquanto cidadão social e público leitor, além de encantá-lo e aguçar a imaginação através da magia e do suspense. Dessa forma, foi possível perceber a importância do trabalho com textos literário, especificamente os contos de mistério, no processo de leitura e de interação entre aluno e obra literária.

Downloads

Publicado

01.07.2020