MEMÓRIAS COLETIVAS DO SER PIPIPÃ: RESGATANDO E VALORIZANDO OS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS NAS ESCOLAS INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS

Autores

  • Jussara Keila Nascimento de Souza
  • Reginaldo Pereira dos Santos Junior

Palavras-chave:

Educação, Escola, Literatura

Resumo

O propósito desse trabalho é apresentar os resultados da dissertação do Mestrado em Extensão Rural e seu produto final que resultou no livreto e no projeto de leitura realizado na Escola Agropecuária Municipal José de Carvalho Alcântara, com textos literários indígenas, levando em consideração que essa literatura precisa ser discutida nas escolas indígenas e não indígenas para que seja de con¬hecimento dos discentes a diversidade étnica do Semiárido Pernambucano. A oficina foi realizada com estudantes do 7ºD e 8º Ano B durante as aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental Anos Finais em Petrolândia-Pe. Embasa¬mo-nos na pesquisa qualitativa que defende a circulação da literatura indí¬gena, como Pimentel (2012), Queiroz (2011), Munduruku (2012), entre outros, para entender a educação dos povos indígenas e as relações étnico-raciais no Brasil. Os resultados do projeto foram extremamente satisfatórios, os estudantes leram, analisaram e produziram narrativas, para a eficácia do seu uso nestes espaços de aprendizagens. Com esse trabalho intenciona¬mos trazer novos olhares para a literatura de autoria indígena no que concerne seu emprego dentro e fora das salas de aulas. A partir das reflexões obtidas ao longo da pesquisa e objetivando a continuidade desse estudo para a comunidade escolar, construímos o livreto, como produto final do estudo, o qual tem o intuito de proporcionar o processo da construção do conhecimento através das informações contidas em suas páginas, esse produto é fruto da pesquisa-ação nas Escolas Estaduais Indígenas Pipipã onde foram realizadas as experiências com a Educação Infantil e o Ensino Fundamental Anos Iniciais.

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Publicado

01.07.2020