TÓPICO DISCURSIVO, COERÊNCIA E ARGUMENTAÇÃO EM REDAÇÕES DE VESTIBULANDOS

Autores

  • Raul Guilherme Candido da Silva
  • Fabiana Pincho de Oliveira

Palavras-chave:

Coerência, Progressão/continuidade tópica, Sequência argumentativa

Resumo

A prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige do cidadão o domínio de uma escrita coerente, organizada e com argumentação consistente. No entanto, algumas pesquisas – inclusive, os resultados do próprio Enem – e depoimentos de professores apontam que muitos vestibulandos têm dificuldades em adequar sua escrita às normatizações dessa situação comunicativa. Dentre tais dificuldades, encontram-se, por exemplo, a descontinuidade do tópico discursivo e as inconsistências argumentativas, fatores que comprometem a coerência dos textos. À vista disso, objetivamos, neste trabalho, analisar quais estratégias os estudantes da turma do ano de 2017 do Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe) utilizaram para garantir a manutenção da progressão/continuidade tópica e das sequências argumentativas em suas produções textuais. Para tanto, tomamos como base os trabalhos de alguns teóricos que têm seus estudos voltados ao tópico discursivo (JUBRAN, 2006; KOCH, 2014; PINHEIRO, 2005), outros que se dedicam à análise da organização tópica em textos argumentativos (ALENCAR e FARIA, 2014) e autores que dissertam sobre tópico e coerência (LINS et al., 2017). Mediante a análise dos dados, encontramos produções textuais nas quais o tópico discursivo é rompido e/ou descontínuo, o que compromete o caráter argumentativo dos escritos e, consequentemente, a sua coerência. Com isso, confirmamos as dificuldades que estudantes têm em escrever textos articulados e vemos a necessidade de que em pesquisas futuras, o trabalho com a produção textual seja guiado pela noção de escrita como processo.

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Publicado

01.07.2020