INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO UTILIZADOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ARACAJU-SERGIPE: POR QUE SE OPTOU POR ELES?

Autores

  • Aila Santana de Amorim Silva
  • Themyres Gabriele Santos Almeida
  • Heike Schmitz

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Avaliação formativa, Instrumentos de avaliação

Resumo

Na avaliação da aprendizagem, tendo em foco a avaliação formativa, recomenda-se a diversificação de instrumentos para fornecer ao professor e ao aluno informações variadas. Objetiva-se, por meio de uma pesquisa empírica, realizada em uma escola pública da rede municipal de Aracaju-SE, descrever quais instrumentos os professores costumam usar para avaliar seus alunos e o porquê os escolheram. Além de uma análise da proposta pedagógica da escola participante, foram aplicados questionários com vinte e quatro professores, houve uma entrevista coletiva com quatro docentes e uma entrevista individual com a coordenação pedagógica. Constatou-se na proposta pedagógica e pela entrevista com a coordenação pedagógica que há períodos preestabelecidos nos quais os professores aplicam avaliações, predominantemente, da produção escrita do aluno, deixando uma avaliação formativa sistemática da produção oral e de aspectos comportamentais em segundo plano. Em relação à escolha dos instrumentos, a prova escrita foi definida como instrumento principal. Para avaliar seus alunos, professores usam também a tarefa de casa e de classe, mas pouco outros instrumentos. Justifica-se isso devido às condições de trabalho ou por desconhecer outros.

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Publicado

01.07.2020