PRÁTICAS DE ENSINO DE BIOLOGIA: USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA 2° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Antônio Carlos dos Santos Júnior
  • Marcela Santos de Almeida

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Práticas de Ensino, Sequências Didáticas

Resumo

A prática tradicional no ensino de Biologia é ainda vastamente utilizada por muitos professores nas escolas de Ensino Médio, fato que dificulta o processo de aprendizagem, constituindo um grande desafio para tornar o ensino de Biologia prazeroso e instigante. Inseridas nesse contexto, as Sequências Didáticas são desenvolvidas a fim de possibilitar o entendimento dos conteúdos, promovendo por meio de diferentes estratégias de ensino a aprendizagem. Assim, o presente trabalho tem como objetivo compreender os limites e possibilidades do uso de Sequências Didáticas em aulas de Biologia. Quanto a natureza da pesquisa, trata-se de uma abordagem qualitativa, de punho explicativa. A coleta dos dados se deu pela aplicação de Sequência Didática, onde foram registradas no caderno de campo as descrições e análises do desenvolvimento da sequência didática aplicada. Os resultados obtidos mostram que a utilização de Sequências Didáticas torna o ensino de Biologia mais simples, prazeroso e significante, estimulando a participação e motivação do aluno. Contudo, várias problemáticas provenientes do modelo tradicional de ensino, e as quais os alunos estão habituados precisam ser sanadas, para que aconteça uma aprendizagem totalmente satisfatória.

Downloads

Publicado

01.07.2020