A OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL: Socialização do conhecimento histórico por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação
Palavras-chave:
Olimpíada Nacional em História do Brasil – ONHB, Educação à Distância, Ensino de História, Educação HistóricaResumo
A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) é uma singular e bem sucedida experiência de apropriação e difusão do conhecimento histórico. De forma claramente influenciada pelas tendências investigativas nas áreas da cognição histórica desenvolvidas nos últimos anos em diversos países, engajou-se em promover reflexões sistemáticas sobre princípios e estratégias da aprendizagem de crianças, jovens e adultos em História. Recorrendo às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para a criação de uma plataforma interativa que promovesse a inclusão digital, além de viabilizar uma gama de atividades que simulam o ofício de um historiador, a competição se tornou um evento anual importante, consolidado há mais de uma década. Este artigo pretende proporcionar uma imersão na interface operacional experimentada pelos participantes da ONHB, refletir sobre a importância da cultura digital na produção do conhecimento histórico, socializar algumas impressões sobre minha participação desde a sua 5ª edição, ocorrida em 2013, até a 11ª edição, ocorrida em 2019, como professor orientador de diversas equipes, além de analisar uma amostra de questões desenvolvidas nesse quadro temporal, relacionando-as com o pensamento historiográfico e a educação histórica.