A CIRCULAÇÃO DE IDEIAS SOBRE A RENOVAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO NO PERIÓDICO SERVIR (1950-1965)

Autores

  • Tibério Storch de Souza
  • Norberto Dallabrida

Palavras-chave:

Renovação do Ensino Secundário, História da Educação, Circulação

Resumo

O presente artigo se encontra na área da História da Educação e tem como foco elucidar os discursos de educadores católicos inseridos no debate em torno da renovação do ensino secundário brasileiro nas décadas de 50 e 60. Este trabalho apresenta os resultados obtidos a partir da leitura e análise dos volumes da Revista Servir, publicada pela Associação de Educação Católica do Brasil (AEC) de 1948 até 1965, totalizando (ver ao todo o número de volumes). Foram selecionados dois artigos, seguindo critérios de relevância dentro do debate sobre renovação do ensino, para observar quais os movimentos e posicionamentos por parte dos educadores católicos nos embates acerca da reforma do ensino secundário do período, buscando ver qual as posições dos mesmos acerca dos novos métodos e políticas de ensino em discussão no cenário da época. Este artigo soma-se a outros do grupo de pesquisa sobre Culturas Escolares, História e Tempo Presente da FAED, coordenado pelo Prof. Dr. Norberto Dallabrida, que buscam compreender melhor quais as influências, os impactos e as discussões acerca do ensino secundário no Brasil pós anos 50.

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Publicado

01.06.2020