SEMIÓTICA E MÚSICA: Uma leitura das categorias fenomenológicas e tricotomias peircianas

Autores

  • Mario Magno Oliveira Brito
  • Paula Cristina Ribeiro da Rocha de Morais Cunha

Palavras-chave:

Semiótica, Fenomenologia, Música

Resumo

Este artigo tem o objetivo de compreender a Teoria Geral dos Signos ou Semiótica de Charles Sanders Peirce (1839-1914), considerando as categorias universais: primeiridade, segundidade e terceiridade e as relações entre o signo, objeto e interpretantes no estudo da semiótica em uma perspectiva de interface da música e seus processos comunicativos. Tendo como ponto de partida o desenvolvimento científico dos processos significativos nos diferentes momentos filosóficos, apresenta-se as bases da teoria semiótica peirciana e sua classificação das ciências, onde situa-se a fenomelogia como fundamento para as categorias universais e a lógica ou semiótica para desenvolvimento das tricotomias peircianas. A pesquisa exploratória, explicativa, qualitativa e bibliográfica foi realizada com base nos estudos de Peirce (2017); Santaella (1983; 2002; 2005); Noth (1995); Martinez (1991; 1999), entre outros.

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Publicado

01.06.2020