CRIANÇA, TELEVISÃO E RECEPÇÃO CRÍTICA: Um olhar educomunicacional
Palavras-chave:
Televisão, Criança, Educomunicação, ImaginárioResumo
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida em abordagem qualitativa, cujo objetivo mais amplo foi refletir sobre possíveis relações entre a televisão e a produção da infância contemporânea. Partindo de referencial teórico advindo da Educomunicação em diálogo com a Antropologia, a investigação apontou que a incapacidade da criança de posicionar-se frente ao que lhe é apresentado é apenas parcial e aparente. Afinal, além de produto de um meio, a criança é um ser social e histórico, o que faz dela, dialeticamente, também produtora de cultura. Na relação com seus pares, a criança é capaz de produzir modos de significação do mundo que se diferenciam das culturas apresentadas pelos adultos em meio a processos como a escolarização. Em conclusão, além de problematizar a questão da recepção crítica da criança, ao levar em conta a ocorrência de culturas da infância, a pesquisa identifica elementos favoráveis ao emprego da Educomunicação como mediadora do contato entre a criança em idade escolar e a televisão.