SUPERVISÃO ESCOLAR E A PEDAGOGIA DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO

Autores

  • Mikael Jurandir da Silva
  • Glaide Pereira Silva

Palavras-chave:

Pedagogia de Projetos, Educação do Campo, Supervisão escolar

Resumo

As discussões aqui propostas fazem parte da especialização em administração escolar, supervisão e orientação. O supervisor possui papel importante de mediador na Pedagogia de Projetos para uma Educação do Campo contextualizada com a realidade social, cultural, política e econômica no território geográfico rural. Muitas vezes, as práticas educativas são dissociadas da realidade dos agricultores (as) e dos seus filhos (as), perfazendo o percurso secular de marginalização dessas pessoas, tomando o estudante urbano como modelo único e acabado para o planejamento de todo o processo educativo. Desta forma, a pesquisa buscou compreender de que modo o/a supervisor/a escolar contribui com a Pedagogia de Projetos para uma Educação do Campo contextualizada, se a supervisão escolar compreende a importância da Pedagogia de Projetos para a Educação do Campo e quais projetos foram desenvolvidos no ano letivo vigente. O percurso metodológico utilizado nessa investigação caracteriza-se como abordagem qualitativa com a pesquisa de campo, associada ao método descritivo e explicativo. Também fez o uso da pesquisa bibliográfica. Para a coleta de dados, foi utilizado o questionário aberto com a supervisora escolar que atua na zona rural do município de Rodelas/Bahia.

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Publicado

01.06.2020