A TEORIA RELAÇÃO COM O SABER E A EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK

Autores

  • Fábio Henrique Gonçalves Conceição

Palavras-chave:

Relação com o saber, Epistemologia de Fleck, Associação

Resumo

Ao estudar a teoria relação com o saber e a epistemologia de Ludwik Fleck é necessário descrever os aspectos ligados a essas temáticas. Nesse víeis, ao considerar as contribuições para a comunidade cientifica que são advindas a partir das ideias de Bernard Charlot e Ludwik Fleck este artigo buscou, de modo geral, apresentar a associação existente entre a teoria relação com o saber e a epistemologia de Ludwik Fleck. Para isto, utilizou-se como subsídios a literatura científica, cujas às principais referências são os estudos de Charlot (2000, 2005) e Fleck (2010). No que concerne ao estudo de Fleck (2010) este artigo só abordou o conceito de estilo de pensamento e coletivo de pensamento. Ao tratar das ideias de Charlot (2000, 2005), apenas enfatizou a temática relação com o saber. Assim, a partir deste estudo conclui-se que, existe uma associação entre os conceitos de estilo de pensamento, coletivo de pensamento e a relação que o sujeito estabelece consigo, com o mundo e com o outro, a qual é denominada de relação com o saber.

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Publicado

01.04.2020