NOVAS CONFIGURAÇÕES FAMILIARES E A ESCOLA: Laços possíveis na contemporaneidade
Palavras-chave:
Criança, Família homoafetiva, Escola Crítica-reflexivaResumo
Esta pesquisa tem como objetivo refletir de que maneira a formação crítica-reflexiva do professor contribui para um novo olhar e acolhimento das crianças advindas de famílias homoafetivas no ambiente escolar. Para sua elaboração, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, tendo como aparatos: Ariès (1978), Carvalho (2011), Gatti (2013), Kramer (2006), etc. Com a pesquisa, só conseguimos discernir, o quanto a ampliação desse novo público escolar deve ser vista com outros olhos pelo professor, que depois da família, é reputado como componente fundamental para a formação do indivíduo. Através desse papel, a formação continuada está exercendo a função de grande contribuinte para atender esta nova população, que embora possua outra estrutura familiar, não poderá receber um olhar diferenciado. A escola é tida como um segundo lar, lugar onde a criança também encontrará afeto e respeito por sua identidade, que também vem para contribuir no crescimento daqueles que estão no seu ciclo.