ASPECTOS CULTURAIS DO POVO TRUKÁ DE ASSUNÇÃO: Territorialidades Emergentes

Autores

  • Roberto Remígio Florêncio

Palavras-chave:

Interculturalidade, Línguas Autóctones, Ressignificação Cultural, Educação Escolar Indígena

Resumo

As línguas autóctones, os rituais místicos e as manifestações artísticas dos povos nativos latino-americanos, ainda com nuances coloniais e diferenças estéticas, são as mais profundas marcas da ancestralidade e um marcador decisivo para o reconhecimento étnico dos povos indígenas brasileiros. Este estudo procura apresentar elementos socioculturais da aldeia Truká de Assunção como elementos da territorialidade indígena em sua ressignificação identitária, na luta pela retomada de seu território místico e pela preservação de sua cultura (religiosidade, língua, costumes), principalmente, como movimento de escolarização intercultural. O aporte teórico à pesquisa etnográfica desenvolvida neste estudo aparece representada pelo hibridismo cultural (GEERTZ, 2010; CANCLINI, 2011) e pela compreensão dos povos indígenas (BATISTA, 2004; SANTOS, 2016) e suas línguas (LUCIANO, 2006; MONTSERRAT, 2010). A metodologia utilizada para análise se constituiu de um trabalho empírico baseado em estudos etnográficos (MACEDO, 2004), a fim de elucidar questões sobre a Educação Escolar Indígena sobre os dois temas direcionados do interesse científico proposto: o uso das línguas autóctones e a ressignificação sociocultural dos povos indígenas da região do Vale do São Francisco. Acredita-se que as conclusões, apesar de elucidativas, são incompletas, como era de se esperar diante de um povo que, depois de resgatar seu território geográfico, busca uma ressignificação de vida, o que envolve conflitos internos e preconceitos externos, custosos de serem resolvidos.

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Publicado

01.04.2020