ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: A realidade dos alunos surdos das escolas municipais de Coronel João Sá-BA

Autores

  • Joana Clécia Soares Silva
  • José Batista de Souza
  • Rosemeire Conceição da Silva

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado, Inclusão Escolar, Surdez

Resumo

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) consiste em um atendimento voltado para apoiar o aluno com algum tipo de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, e se articula com a proposta comum da escola regular. Trata-se de um direito de todos os alunos acometidos por alguma deficiência, uma vez que tal atendimento contribuirá decisivamente para amenizar as dificuldades que esses alunos encontram/encontrarão durante todo o seu processo formativo. Assim, o presente estudo aborda a realidade dos alunos surdos do município de Coronel João Sá - BA, e tem como objetivo investigar se as escolas do referido município e a Secretaria Municipal de Educação (SME) promovem o AEE para os alunos surdos, se estes alunos estão inseridos em turmas regulares, e qual o suporte que a SME dá aos professores para atender este público. A pesquisa tem como procedimentos metodológicos leituras exploratórias de diversos autores que contribuíram para a análise e reflexão do tema abordado nesse estudo e um levantamento de dados realizados nas escolas municipais de Coronel João Sá - BA e na SME a partir da aplicação de questionário e entrevista. A partir da análise, foi possível verificar que infelizmente, não há AEE no referido município, nem tampouco profissionais habilitados para este atendimento, algo que, de diferentes formas, prejudica significativamente o processo de formação dos alunos surdos.

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Publicado

01.03.2022