INCLUSÃO DIGITAL NA ESCOLA: Uma análise dos relatos de experiências dos professores da educação básica no município de Jeremoabo-BA

Autores

  • Anne Alilma Silva Souza Ferrete
  • Willian Lima Santos

Palavras-chave:

Educação Básica, Inclusão digital, Cultura digital, Relatos de experiências

Resumo

A tecnologia e seus avanços vêm (re)configurando praticamente todos os aspectos de nossas vidas, no âmbito familiar, cultural, econômico e social, sendo pouco explorada na educação, fazendo-se necessária a sua inclusão na sala de aula, de forma proveitosa com finalidades pedagógicas. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a prática de inclusão digital nas escolas públicas do município de Jeremoabo-BA. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica; tendo como principal fonte de dados uma obra literária intitulada “Novos Aportes Educacionais: relatos de experiências no município de Jeremoabo” com autoria dos próprios professores que atuam na educação básica na referida região em parceria com docentes da Universidade Federal da Bahia (UFBA). De acordo com os relatos contidos na obra foi possível perceber que a cultura digital tem exercido sua influência, até mesmo em locais consideravelmente remotos, quanto à qualidade e disponibilidade do acesso a internet, entretanto, na perspectiva regional, ainda encontra resistência na inclusão desses recursos tecnológicos para fins educacionais.

Downloads

Publicado

01.01.2020