ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DA TEÓRIA RELAÇÃO COM O SABER

Autores

  • Fábio Henrique Gonçalves Conceição

Palavras-chave:

Aspectos epistemológicos, Relação com o saber, Pesquisas científicas

Resumo

Na contemporaneidade, a teoria relação com o saber tem fundamentado diversas pesquisas científicas, sobretudo, as voltadas para o ensino da matemática. Ao considerar a relevância da relação com o saber como sustentação epistemológica das investigações científicas, este texto busca apresentar os aspectos que estão imbuídos na supracitada teoria. Assim, este artigo tem em sua gênese um estudo epistemológico da teoria relação com o saber, cuja finalidade é compreender sua origem, estruturação e seus aspectos teóricos. Em outras palavras, realizou-se um estudo da sua constituição, tomando como base os estudos de Viana (2003), Charlot (2000; 2005; 2013), Zaniti; Souza e Santos (2011), Ianuskiewtz (2014) e Cavalcanti (2015). A partir do presente estudo, nota-se que a teoria relação com o saber passou por um processo evolutivo ao logo da história, ou seja, diversos estudioso, tais como Lacan, contribuíram para que na contemporaneidade ela se constituísse como teoria. Além disto, verificou-se que Charlot se apropriou e aprimorou os conceitos de sentido, atividade e mobilização para serem incorporados na sua teórica.

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Publicado

01.01.2020