INVISIBILIDADE E SILENCIAMENTOS? REFLEXÕES ACERCA DA HOMOSSEXUALIDADE EM ÂMBITO ESCOLAR

Autores

  • Josiane Peres Gonçalves
  • Marllon Caceres Gonçalves

Palavras-chave:

Homossexualidade, Educação, Escola

Resumo

Neste estudo buscamos refletir sobre a sexualidade no espaço escolar, com ênfase para questões inerentes à homossexualidade. Para a realização da pesquisa bibliográfica, utilizamos autores como Lev Semenovich Vigotski e Paulo Freire para dialogar sobre Educação e Guacira Lopes Louro para fundamentar as questões de gênero, sexualidade e suas relações com a educação. Encontramos assim o posicionamento escolar enraizado na exclusão e invisibilidade em face a homossexualidade, buscando conter e controlar os sujeitos que permeiam sua estrutura, assim como a naturalização de uma pedagogia que busca atender a instauração de uma sexualidade “normal” que venha a responder e se adequar aos ideias do tido como “natural” socialmente.

Downloads

Publicado

01.01.2020