FORMANDO LEITORES: Uma proposta de ensino do texto literário

Autores

  • Emelson José Silva dos Santos
  • José Batista de Souza

Palavras-chave:

Formação do Leitor, Leitura, Texto Literário

Resumo

Vários autores têm apontado os desafios encontrados quando o educador tenta trabalhar com o texto literário em sala de aula (Pereira Debarba, 2001; Viegas, 2014; Brito et al, 2014; entre outros). Ciente dessa realidade, esta pesquisa tem como objetivo apresentar alguns dados obtidos a partir de uma experiência realizada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do município de Coronel João Sá - Bahia. Tendo como material de trabalho o conto “Bárbara”, pertencente ao escritor Murilo Rubião, foi criada uma sequência didática, sequência nos moldes de Cosson (2011). A análise da experiência aponta uma mudança de postura dos discentes frente ao texto literário. Uma mudança tanto na forma de enxergá-lo, como também no modo de se portar diante dele.

Downloads

Publicado

01.01.2020