JUVENTUDES, MÚSICAS E ESCOLA: Uma pesquisa no sertão de Alagoas

Autores

  • Isabel Cristina Oliveira da Silva

Palavras-chave:

Escola, Juventudes/jovens, Músicas

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado quanti-qualitativa, de tipo exploratório e compressivo e, tem o objetivo de discutir a presença da música no percurso de escolarização de jovens estudantes do 3° ano do Ensino Médio no município de Delmiro Gouveia/sertão de Alagoas. Na busca pelas informações, 116 jovens estudantes foram envolvidos por meio de um questionário estruturado não identificado e, 9 jovens estudantes através de entrevistas coletivas semiestruturadas, além dos registros de campo da pesquisadora. As reflexões estiveram norteadas por teóricos do campo da juventude e educação. Os resultados apontaram um público juvenil diversificado, com mínima defasagem idade/série, alguns trabalhadores, residentes em povoados, distritos e na sede local do município, junto aos pais ou parentes. Jovens com gostos musicais bastante diversos e, alguns com atuações musicais de modo mais veemente, versando instrumentos e canto. Averiguou-se a relação juventudes, músicas e escola circunscrita por tensões, já que os estudantes são, também, sujeitos de outros espaços e tempos, levando suas manifestações culturais para o ambiente escolar. Considera-se que este trabalho rompe com pragmáticas concepções de que os percursos escolares e os gostos musicais dos jovens sertanejos estão definidos pelo destino de classe ou por suas origens locais.

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Publicado

01.04.2019