DESENVOLVIMENTO HUMANO SOB A ÓPTICA PSICANALÍSTICA, PSICOSSOCIAL, COGNITIVA E CONTEXTUAL

Autores

  • Gleberson de Santana dos Santos
  • Marília Santos de Freitas

Palavras-chave:

Desenvolvimento humano, Teoria Freudiana, Teoria Eriksoniana, Teoria Piagentina, Teoria Vygotskyana

Resumo

O ser humano tem sido alvo de diversos estudos, sob diversas perspectivas, com inúmeros enfoques e natureza, seja do ponto de vista sociológico, antropológico, fisiológico, biológico e/ou psicológico. Um desses temas é o desenvolvimento. A comunidade cientista entende, muito embora não haja consenso, de que o desenvolvimento é por caráter vitalício, depende de história e contexto social. Dessa forma, este artigo buscou discutir os estágios de desenvolvimento humano sob a óptica psicanalística, psicossocial, cognitiva e contextual, por meio da análise do desenvolvimento infantil em crianças menores de onze anos. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa e enfoque descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e observação. Conclui-se que o desenvolvimento apresenta concepções e abordagens distintas de acordo com cada corrente teórica. Sobre as crianças pesquisadas, notou-se que uma apresenta o desenvolvimento dentro do que é aceitável pela literatura, enquanto que outra apresenta distúrbios da fala e dificuldade de relacionamentos, o que suscita investigação e tratamento.

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Publicado

01.04.2019