PROFESSORES DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS: Saberes da docência exercida no cotidiano da creche

Autores

  • Laíse Soares Lima
  • Alícia Laise de Oliveira

Palavras-chave:

Bebês e crianças pequenas, Creche, Docência, Saberes

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar os saberes que perpassam as práticas pedagógicas docentes com bebês e crianças pequenas no espaço da creche. A metodologia traçada para atingir nossos resultados partiu de uma abordagem de natureza qualitativa, do tipo descritiva. Como procedimentos da coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, por meio de um roteiro composto de distintas perguntas abertas, para quatro professoras da Educação Infantil de uma instituição privada do município de Paulo Afonso – BA, que atuam com crianças de 0 a 3 anos de idade. As reflexões tecidas nesse estudo tiveram como principais suportes teóricos, o trabalho de pesquisadores como Corsaro (2011); Sarmento (2008); Barbosa (2010); Kramer (2005); Tardif (2002), entre outros, que dialogam sobre infâncias, educação infantil e docência. Como resultado desta pesquisa, reconhecemos que conhecer os saberes docentes que constitui a atuação das profissionais da creche, implica em estabelecer um diálogo aprofundado, consciente e reflexivo das questões que perpassam a realidade cotidiana do âmbito escolar e atendam as singularidades das crianças. Considerando importante para o desenvolvimento dessa atuação, as relações entre os conhecimentos específicos, experiências profissionais vivenciadas e compartilhadas e os saberes da prática, que fundamentam e conduz o trabalho docente, configurando as ações pedagógicas com bebês e crianças pequenas.

Downloads

Publicado

01.12.2021