POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALIMENTAÇÃO E TRANSPORTE ESCOLAR NO PROGRAMA ALAGOANO DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Política Pública, Alimentação Escolar, Transporte Escolar, Ensino Médio em Tempo IntegralResumo
Os programas nacionais de alimentação e transporte escolar são parte das políticas públicas de permanência e acesso dos discentes no ambiente escolar e esta de acordo com as atribuições do programa alagoano de tempo integral. A pesquisa foi produzido através da metodologia de estudo de caso em uma escola localizado no sertão alagoano no processo de implementação do tempo integral. A princípio refletimos sobre a alimentação escolar e sequencialmente o transporte escolar na análise de dados empreendeu-se os indicadores de acesso, insumos e impactos do Programa Alagoano de Educação Integral e sua articulação com demais políticas públicas destinadas à educação em seus âmbitos federais e municipais. Ampliando o sentido e as finalidades dessas políticas, um enfoque crítico social, parcela significativa da região na qual é executado o programa tem em sua origem econômica e geográfica heterogêneas. O que a princípio é uma questão de sincronização de políticas auxiliares, toma outra perspectiva diante do macrossistema na rede do Estado, nos quais estão inseridas distintas modalidades de ensino e seus tempos na priorização de programas, recursos financeiros e parcela da sociedade a ser atendida. Os programas e suas políticas públicas estão interligados e são descritos nas experiências observadas na pesquisa de campo e trianguladas com documentos e entrevistas com gestores, professores e alunos. A finalidade do artigo e promover reflexões sobre a importância da alimentação e o transporte escolar enquanto política pública e seus reflexos na permanência e aceso a escola.