MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Ana Cristina Barbosa de Oliveira
  • Carlos Alberto Batista dos Santos
  • Roberto Remígio Florêncio

Palavras-chave:

Métodos de Pesquisa, Pesquisa em Educação, Pesquisa Qualitativa

Resumo

Este estudo objetiva apresentar um quadro conciso sobre as principais metodologias de pesquisa empírica nas ciências da educação, levando em consideração técnicas qualitativas da atualidade. Foram analisadas características desses tipos de investigação, seus desdobramentos e suas atualizações, fazendo referências às novas tecnologias e às demandadas dos atuais contextos socioculturais, levando em consideração que o empirismo tem a função de desenvolver o conhecimento a partir das sensações advindas principalmente da observação presencial. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica de artigos científicos e capítulos de livros voltados ao estudo de abordagens e técnicas da produção científica, tendo Flick (2009) e Creswell como as principais referências. Nos estudos científicos em educação, vários métodos e técnicas de pesquisa estão em desenvolvimento e, entre eles, estão a observação, as entrevistas e os estudos orientados, o que permite ao pesquisador descobrir como algo efetivamente ocorre. Neste contexto, refletiu-se sobre os problemas, vantagens e implicações envolvidos em cada tipo de pesquisa, buscando verificar o enfoque qualitativo em cada técnica ou abordagem utilizada. O texto defende que o mais importante é produzir um conhecimento rigoroso ainda que subjetivo, pois é orientado pelo caráter humanista das ciências em educação.

Downloads

Publicado

01.04.2019