PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DO ENSINO TÉCNICO

Autores

  • Elvio Carlos da Costa

Palavras-chave:

Educação Profissional, Estratégias de ensino, Prática docente, Perspectiva do aluno

Resumo

O objetivo desse estudo foi de identificar e analisar os principais elementos relativos à prática docente do curso técnico em administração na perspectiva dos alunos. Pretendeu-se responder a seguinte questão de pesquisa: na prática docente, quais são as principais dificuldades e facilidades dos professores percebidas pelos alunos quanto ao uso de estratégias de ensino?. Para tanto, o método utilizado consistiu na realização de um grupo focal, composto por doze alunos do 2º módulo do curso técnico em administração de uma Escola Técnica Estadual do interior de São Paulo. Os resultados indicam que as estratégias de ensino mais utilizadas pelos professores em sala de aula são: aulas expositivas, seminários e trabalhos em grupo. E, sobretudo pode-se concluir que é necessário o professor repensar a prática docente utilizada em sala de aula, no que tange às estratégias de ensino e a didática, investindo na sua formação continuada.

Downloads

Publicado

01.04.2019