O PAPEL DA DISCIPLINA LIBRAS FRENTE A REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NEGATIVAS SOBRE OS SURDOS EM CIDADES DO INTERIOR

Autores

  • Cristiano das Neves Vilela

Palavras-chave:

Surdos, Libras, Sertão, Representações

Resumo

Nesse artigo tratamos de algumas representações sociais sobre os surdos do sertão alagoano construídas institucionalmente e também nas relações de familiares e profissionais da educação em contato com pessoas surdas entre os anos 1981 e 2005 na cidade de Delmiro Gouveia, Alagoas. Procuramos perceber se essas representações continuam vigorando baseando essa análise nas concepções sobre os surdos e a Libras de 95 estudantes dos primeiros semestres dos cursos de licenciatura do Campus do Sertão da UFAL entre 2017 e 2018. Trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa e quantitativa onde utilizamos como instrumento de coleta de dados questionários e entrevistas semiestruturadas. Verificamos após análise do objeto de estudo que entre 1981 a 2005 construíram-se em Delmiro Gouveia representações sociais onde os surdos eram vistos como deficientes e que nunca seriam independentes e capazes no futuro. Observamos que as mesmas representações sociais ainda estão vigorando e se estabeleceram atualmente como as mais usuais. Concluímos que a disciplina Libras, matéria obrigatória nos cursos de licenciatura em todo o país, pode ser uma ferramenta importante para o enfrentamento de representações sociais negativas sobre os surdos em regiões distantes dos grandes centros urbanos.

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Publicado

01.04.2019