MULTIPLAS DENOMINAÇÕES DO TUTOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Ana Paula Villela
  • Vânia dos Santos Mesquita

Palavras-chave:

Tutor, Educação a distância, EaD, Terminologia

Resumo

Para se compreender os diferentes significados que, no decorrer do tempo, foram sendo atribuídos ao tutor, é necessária uma análise da terminologia dessa palavra e uma retrospectiva histórica de seus usos e significados. O presente artigo teve por objetivo compreender como se constituiu historicamente a figura do tutor na educação a distância. A pesquisa desenvolveu-se pelo método de abordagem qualitativa, por meio do levantamento bibliográfico. Durante o estudo optou-se por nomear este personagem, envolvido na mediação de programas de educação a distância, como tutor, embora a literatura o apresenta com várias outras denominações. Alguns resultados devem ser considerados, como a variedade funcional e terminológica que o termo tutor aparece nas literaturas, e, por vezes, há uma utilização do nome de maneira indiscriminada, o que causa certa confusão em relação ao seu papel. No início de sua existência, por exemplo, esse profissional chegou a ser considerado guardião da fé e da moral. Desta maneira, pode-se concluir a inexistência de uma consonância entre as inúmeras denominações pesquisadas sobre o termo tutor. Deve-se considerar também a interferência que o termo irá sofrer em seus usos, dependendo da concepção de EaD adotada pelas instituições de ensino. E ainda, pode-se constatar que as denominações dadas aos tutores sofrem modificações em decorrência do substancial crescimento da modalidade de ensino a distância ao longo de décadas.

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Publicado

01.12.2018