DESAFIOS DE PAIS E EDUCADORES NO SÉCULO XXI: Como educar

Autores

  • Maria Myrian Vieira

Palavras-chave:

Família, Escola, Desafios para educar, Protagonismo

Resumo

Neste artigo, realizado através de pesquisa bibliográfica, propomo-nos ao entendimento do ato de educar como ação natural da família e da escola como espaço de novos desafios. A inquietação desses é a inquietação da sociedade e que todos precisam ser protagonistas inserindo-se em uma mesma linguagem para a educação dos valores e comportamentos sociais adequados e o respeito às diferenças. As abordagens teóricas sobre a missão educativa tratam-na como uma questão urgente onde o sujeito em transformação (criança, jovem) necessita de afeto, diálogo aberto e franco, vivência dos valores e desconstrução dos contra valores. Na verdade, a família por circunstâncias impostas por esta época de mudanças tem transferido à escola a responsabilidade de educar, porém a escola não ampliou seu entendimento para além da transmissão de conteúdos. Portando a inserção da família, da escola e da sociedade como atores juntos em uma ação dialógica, afetiva e de parceria são apontadas como paradigma de efetivação na construção de como educar no contexto da sociedade contemporânea.

Downloads

Publicado

01.12.2018