A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA TRANSFORMAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE: Estudo de caso realizado em uma escola municipal De Paulo Afonso-Bahia

Autores

  • Giseliane Medeiros Almeida
  • Maria Lenilda Caetano França

Palavras-chave:

Educação Escolar, Planejamento, Prática docente, Transformação Social

Resumo

O presente artigo descreveu e analisou conceitos e práticas referentes ao planejamento educacional como prática de transformação educacional. A metodologia de coleta de dados foi de cunho qualitativo por meio de pesquisas bibliográficas e práticas, através do método abstrato dedutivo, com ênfase em estudo de caso realizado em uma escola de rede municipal da Bahia. Foram realizadas entrevistas com a coordenadora da escola e três professoras regentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, além de observação participante com registro em diário de campo e análise do Projeto Político Pedagógica (PPP) da Instituição. Os dados foram organizados por meio da técnica de análise textual discursiva, fornecendo um retrato do planejamento em seu sentido relacional. Utilizou-se como fundamentação teórica autores como: Zabala (1998), Perrenoud (2000), Vasconcellos (2002), entre outros, os quais destacam questões sobre a possibilidade de transformação da prática pedagógica por meio de um planejamento reflexivo o qual vise à intervenção real do cotidiano escolar. Esses pensamentos, por sua vez, fundamentam-se na ação com base na reflexão contínua e flexível, de acordo com as mudanças decorrentes da realidade. Os resultados obtidos destacam o planejamento entrelaçado nas categorias de currículo, didática e avaliação, enquanto importante estratégia no processo de práticas pedagógicas que fomentem o desenvolvimento educacional de forma pertinente.

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Publicado

01.12.2018