O INSTAGRAM NO PROCESSO DE ENGAJAMENTO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS: A dinâmica para a socialização do ensino-aprendizagem

Autores

  • André Luiz Alves
  • Marlton Fontes Mota
  • Thiago Passos Tavares

Palavras-chave:

Interatividade, Cultura Digital, Rede, Conectividade

Resumo

As tecnologias digitais têm provocado um exercício de ajustamento da cultura educacional formal às possibilidades de novas práticas de ensino-aprendizagem, que são desenvolvidas num processo de interatividade e de comunicação colaborativa, fertilizando novas práticas de leitura e letramento. O artigo, nesse contexto, aborda sobre o uso de aplicativos e sites de redes sociais digitais, e em especial, da utilização do Instagram no âmbito educacional, com base nas funcionalidades do app e dos seus recursos técnicos que empreendem relações mais dinâmicas e ágeis entre os seus usuários, com foco na comunicação e autoria visual. Com base numa pesquisa qualitativa, de cunho analítico e descritivo para a investigação da realidade, procurou-se evidenciar os atributos do Instagram como um difusor de novas formas de encontros colaborativos na rede para a Educação. Os resultados apontam que diante de um número considerável de funcionalidades e recursos, o Instagram permite o fluxo intenso de experiências, onde prepondera a comunicação e autoria visual, num feixe de características que podem propiciar a cocriação de práticas pedagógicas e educativas que motivarão novas publicações em sequência, ampliando o engajamento do usuário/aluno e dos demais seguidores.

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Publicado

01.11.2018