A PEDAGOGIA DE PROJETOS E SUA RELEVÂNCIA COMO PRÁXIS PEDAGÓGICA E INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INOVADORA NO PROCESSO DE ESNINO APRENDIZAGEM

Autores

  • Dilce Melo Santos
  • Nadja Melo Leal

Palavras-chave:

Pedagogia de projetos, Metodologia, Instrumento de avaliação, Aprendizagem significativa

Resumo

A sociedade está em constante mutação e a Educação precisa acompanhar essas transformações, assim, mudanças de paradigmas nas práxis pedagógicas e no currículo fazem-se necessárias. Nessa lógica, a comunidade escolar e em especial o professor necessita mediar aulas de forma interativa e interdisciplinar estimulando um processo de ensino aprendizagem dinâmico, participativo e significativo que possam acompanhar as mutações da sociedade e atender a esta geração do século XXI.. O presente artigo tem como objetivo geral investigar como a Pedagogia de Projetos pode ser utilizada enquanto metodologia e instrumento de avaliação, sendo a questão problematizadora: Uma práxis pedagógica interativa e um instrumento de avaliação formativo que promovam o conhecer, fazer, ser e conviver podem tornar a aprendizagem mais significativa? O presente estudo passou pelo rigor da Metodologia da Pesquisa Cientifica e fundamentou-se na pesquisa bibliográfica que teve como embasamento cientifico autores como Almeida (1999), Brasil (MEC, 1996 -1997), Delors (2001), Fagundes; Freire; Prado (1999), Hernandez; Fernando (1998), Machado; Moura (2010), Perrenoud (1999), dentre outros. Pode-se descrever então, que após análise detalhada de pesquisa e fundamentação teórica, que considera-se a Pedagogia de Projetos uma Metodologia que propicia a aprendizagem mais significativa, pois o estudante ao interagir com outros na construção de um projeto se envolve em uma experiência educativa em que o processo de construção de conhecimento não só está relacionado às práticas de vida, confunde-se ou é a própria vida dentro e fora do âmbito escolar.

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Publicado

01.11.2018