MORAL E DISCIPLINA DIANTE O PENSAMENTO DE KANT E DELEUZE: uma abordagem atual da práxis sobre a distorção destes conceitos

Autores

  • Andréa Karla Ferreira Nunes
  • Jacques Fernandes Santos
  • Vinícius Silva Santos

Palavras-chave:

Contemporaneidade, Ética, Democracia, Humanidade, Educação

Resumo

Este artigo traz à tona o problema da essência do ato moral como obrigatoriedade na educação e nas práticas educativas. Descreve o pensamento sobre o universalismo da ética proposta por Kant e desdobramentos no cotidiano do homem, situado numa sociedade demarcada pela vontade e liberdade. Aborda premissas que norteiam o pensamento sobre a universalidade do pensamento ético e as experiências educativas como meio de socialização do homem. Traz enquanto metodologia uma pesquisa qualitativa, apoiada na revisão bibliográfica do tema exposto por autores como Deleuze e Kant. Por fim, conclui-se que é necessário retomar o pensamento filosófico Kantiano para compreensão das dicotomias basilares analisadas no processo de socialização do homem através das experiências educativas, não perdendo de vista a necessidade de analisar a disciplina e a educação moral, como princípios que devem nortear as práticas socioeducativas que formam o os sujeitos sociais e suas relações.

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Publicado

01.03.2022