FORMAÇÃO EM SERVIÇO NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES

Autores

  • Vinicius Tavano

Palavras-chave:

Formação em serviço, Educação pública, Avaliação do sistema

Resumo

Na rede pública da cidade de São Paulo – Brasil, a formação em serviço é uma prática há mais de 20 anos, cuja possibilidade da participação acontece por meio dos Projetos Especiais de Ação, que objetivam oferecer formação docente, buscando aprofundamento teórico-metodológico na perspectiva de análise e avaliação do trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas. Como estímulo à participação dos professores no Programa, os mesmos contam com a possibilidade de atestado para fins de progressão na carreira. Nossa pesquisa objetivou apresentar a visão dos educadores sobre a modalidade a partir da análise e do acompanhamento dos momentos formativos em uma unidade de Ensino Fundamental, localizada na zona periférica da cidade de São Paulo durante o ano de 2014. Fundamentando-se em referências de pesquisadores, como Paulo Freire, Antônio Novoa e Maria Teresa Estrela, entre outros, a pesquisa apontou a necessidade de um projeto de formação contínua como um dos pilares na busca de uma educação de qualidade, porém, evidenciou a dificuldade em compreendermos se a modalidade cujo lócus é o ambiente de trabalho1 atinge seus objetivos, pois não existem sistemas de avaliação que consigam trazer diagnósticos confiáveis sobre a qualidade da formação oferecida.

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Publicado

01.07.2018