A TEORIA DO CONHECIMENTO E SEU IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EMPREGO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS
Palavras-chave:
Educação, Conhecimento, Políticas Públicas, Escola, EpistemologiaResumo
O escopo deste trabalho é refletir sobre o papel das políticas públicas educacionais no processo de produção do conhecimento humano, tomando como referência a ideia de desenvolvimento social, bem como a noção de regulação do Estado nos modelos educacionais vigentes, de modo a problematizar o papel do conhecimento em detrimento ao ideário social. Encontra-se dividido em duas partes. Incialmente se faz uma contextualização histórica tomando como análise o conceito de politicas públicas e sua relação com panorama politico, social e cultural. No segundo momento, é discutido o papel do conhecimento, desde sua epistemologia e construção, tomando como centralidade o discurso educacional a partir da noção de globalização, mas também da intervenção de instituições nacionais e internacionais, a exemplo do FMI no entendimento sobre educação. Por último são destacadas algumas reflexões sobre a função da escola no processo de construção de conhecimentos em função da relação de proximidade com os objetivos socioeconômicos que não deixam de influenciar e direcionar formas de educação que são antagônicas.