A MEDICALIZAÇÃO ENQUANTO DISCURSO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Um olhar sobre as percepções e falas das professoras durante o estágio supervisionado

Autores

  • Vinicius Silva Santos
  • Jacques Fernandes Santos

Palavras-chave:

medicalização, educação infantil, professoras, descompasso

Resumo

O objetivo desse trabalho é problematizar as percepções observadas no cotidiano de observação do estágio supervisionado nas escolas de educação infantil que dão conta de um questionável discurso sobre a medicalização escolar bastante difundida entre as professoras. Trata-se de analisar as falas recorrentes nas salas de aula que denotam a existência de adoecimento generalizado de crianças ligado ao comportamento, as dificuldades de aprendizagem ou socialização entre os pares infantis. Esse trabalho fundamenta-se numa abordagem de pesquisa qualitativa, caracterizada como sendo um estudo de campo descritivo a partir das impressões observadas numa escola da educação infantil do município de Paulo Afonso - Bahia. Os participantes desse estudo foram seis professoras e o principal instrumento de coleta de dados foi à observação indireta e entrevistas não estruturadas. Com base no resultado, é possível colocar em suspensão o atual quadro de medicalização recorrente nas falas das professoras, sobretudo, por não serem fruto de uma investigação sistemática de um profissional ou equipe habilitada, bem como por sua relação muito próxima como uma distorção aparente entre o querer estar na docência e as tensões vividas no cotidiano da escola da educação infantil que denotam um quadro sistemático de apatia e desmobilização do fazer docente com crianças.

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Publicado

01.07.2018