PERSPECTIVAS SOBRE A TEORIA BIOECOLÓGICA DE BRONFENBRENNER PARA ESTUDOS NA ERA DIGITAL

UM MAPEAMENTO DA LITERATURA

Autores

Palavras-chave:

Bronfenbrenner, Bioecologia do Desenvolvimento Humano, Pesquisa qualitativa, Cultura Digital

Resumo

A teoria bioecológica do desenvolvimento humano foi criada por Urie Bronfenbrenner e teve uma última atualização, pelo próprio autor, no início dos anos 2000. De maneira geral, a estrutura do pensamento bioecológico precede uma análise de quatro estruturas, Pessoa, Processo, Contexto e Tempo (PPCT), onde o desenvolvimento humano ocorre dentro de processos proximais acobertados por camadas de contextos nos quais os indivíduos estão inseridos: Microssistema, Mesossistema, Exossistema e Cronossistema (tempos). Até sua última atualização, a base das investigações à luz dessa teoria, tinha no face-a-face o eixo fundamental, valorizando o contato pessoal de cada indivíduo, partindo de um contato físico, no microssistema, até camadas mais distantes de suas relações. No entanto, com a expansão da hiperconectividade e a mediação digital, o contexto passou a ter elementos que não mais se limitava à presencialidade ou à proximidade física, com as quais o indivíduo já estava habituado. Dessa forma, buscou-se entender como pesquisadores contemporâneos estão se valendo da teoria bioecológica para estudos que envolvam elementos da cultura digital, tecnologia ou ciberespaço. Os resultados demonstram que apesar de a teoria definida por Bronfenbrenner ainda se demostrar contemporânea, alguns autores já entendem que ela não dá conta de peculiaridades da atualização digital, especialmente nos esquemas que envolvem o microssistema de desenvolvimento.

Biografia do Autor

Ricardo Bitencourt, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina

Licenciado em Pedagogia (2004) pela Universidade do Estado da Bahia (Campus VII). Possui especialização em Educação, Ciência e Tecnologia (UNEB - Campus VII), Desenvolvimento de Jogos Digitais (Estácio de Sá) e em Educação Transformadora (PUCRS 2020). É Mestre e Doutorando em Ecologia Humana pela Universidade do Estado da Bahia (Campus VIII e Campus III). Atualmente é membro do Colegiado da Licenciatura em Computação do Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina, atuando nas áreas de prática pedagógica, Cultura Digital, Games e Gamificação na educação. É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Tecnologias, onde coordena a linha de pesquisa #EscolaComoGame.

Dinani Gomes Amorim, Universidade do Estado da Bahia

Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (1988), Especialização em Ciência da Computaçao. pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutorado em Electrónica y Computación pela Universidad de Santiago de Compostela (2007) - reconhecido como Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (USP) (registrado, processo nº 2009.1.19269.1.3) e Pós-doutorado em Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)(2013), Atualmente é professora adjunto da Universidade do Estado da Bahia e professora Titular da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Professora do Corpo permanente do Programa de Pós-graduação do Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (UNEB/DCH) e do Programa de Pós-graduação do Mestrado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (UNEB/DTCS) .Tem experiência na área de Inteligência Artificial com ênfase em Redes Neurais Artificiais, representação de conhecimento e web Semântica na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizado de Máquina, Reconhecimento de Padrões, Padrões de Metadados Educacionais, Learning Objects e IMS Learning Design. Participa de corpo editorial e revisora de periódicos internacionais/nacionais e de conferências da área. Avaliadora do Ministério da Educação e Cultura (MEC) desde 2008

Ricardo José Rocha Amorim, Universidade do Estado da Bahia

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (1989), com mestrado em Engenharia de Produção, linha Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Electrónica y Computación pela Universidad de Santiago de Compostela (2007) - revalidado como Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (registrado, processo nº 009949/2009-SRD). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia e professor titular da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Atua na área de Ciência da Computação com ênfase em Inteligência Artificial, Representação de Conhecimento e Engenharia de Software. Também, atua na área de Informática na Educação, com ênfase em Ontologia Educacional, Padrões de Metadados Educacionais, Objetos de Aprendizagem, Learning Design e Analíticos de Aprendizagem. Orienta trabalhos de mestrado, especialização, iniciação científica e de conclusão de curso na área de Computação e Informática na Educação. Participa de corpo editorial e como revisor de periódicos e conferências internacionais

Downloads

Publicado

01.05.2024