O LÚDICO NA PRÁTICA DOCENTE: Estratégias pedagógicas utilizadas no processo de alfabetização na educação infantil

Autores

  • Willian Lima Santos
  • Svetlana da Silva Ribeiro Chaves

Palavras-chave:

Ludicidade, Educação Infantil, Alfabetização lúdica, Pedro Alexandre

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o uso da ludicidade dentro da sala de aula, averiguando como esta proposta contribui para o desenvolvimento do processo de alfabetização na perspectiva da Educação Infantil. Neste sentido, procura refletir sobre as estratégias pedagógicas voltadas para uma alfabetização lúdica. Para tal, adotou-se como metodologia inicial uma revisão de literatura com autores que defendem e contextualizam a ludicidade dentro do espaço escolar como uma ferramenta pedagógica eficaz para o alcance da aprendizagem significativa. No decorrer do trabalho, sentiu-se a necessidade de ir in loco para verificar na prática do processo de alfabetização lúdica, sendo a pesquisa de campo realizada numa escola rural, localizada no Povoado Malhada Nova, município da cidade de Pedro Alexandre no estado da Bahia. Ao confrontar os dados da pesquisa bibliográfica e as análises da investigação de campo foi possível constatar que, mesmo a ludicidade estando enraizada na Educação Infantil alguns professores sentem dificuldades em desenvolver atividades para a alfabetização lúdica, uma vez que dentro da própria formação e os programas de formação continuada não contemplam de forma significativa abordagens sobre essa temática na região.

Downloads

Publicado

01.05.2018