REPRODUÇÃO SIMBÓLICA E EXCLUSÃO NO CAMPO ESCOLAR: As contradições do discurso professoral segundo os alunos

Autores

  • Bruna Santana de Oliveira
  • Jacques Fernandes Santos
  • Vinicius Silva Santos

Palavras-chave:

Desigualdades Sociais, Campo Escolar, Reprodução

Resumo

O principal objetivo do presente trabalho é analisar a percepção dos alunos de uma escola pública de ensino médio da cidade de Paulo Afonso, Bahia, sobre as práticas professorais em sala de aula, tendo como principal aporte teórico os conceitos de Pierre Bourdieu que evidencia os sentidos da distância na reprodução do campo escolar, onde o professor de maneira inconsciente elabora apreciações do poder simbólico das relações sociais, refletindo-se no espaço escolar, caracterizando a escola como espaço de legitimação das desigualdades sociais. Para tanto, a metodologia utilizada na pesquisa foi a abordagem qualitativa, uma vez que contribui na investigação e compreensão dos fenômenos sociais. Além disso, o estudo caracteriza-se como sendo metodologia descritiva e explicativa, enquanto aos meios como sendo de campo com dois alunos do ensino médio de uma escola pública de Paulo Afonso, Bahia. Diante dos resultados da pesquisa é possível destacar o modo como os alunos percebem as diferentes maneiras de tratamento do professor, caracterizando uma valorização do poder simbólico através da análise dos diferentes capitais dos alunos baseadas em apreciações e depreciações em sala de aula. Todavia, é necessário não generalizar a prática professoral como sempre sendo guiada por um poder simbólico, tendo em vista as exceções dentro do sistema educacional, ao passo que se torna necessário entender e dialogar sobre a manifestação dessas práticas no ambiente escolar por sua natureza central no processo de ensino-aprendizagem.

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Publicado

01.05.2018